domingo, 27 de junho de 2010

CAPACITAÇÃO EM TURISMO - MINISTÉRIO DO TURISMO E FUDAÇÃO UNIVERS

Quando eu estava no V Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, o Ministério do Turismo em conjunto com a Fundação Universa, criaram uma Capacitação em Turismo, são mais de 20 cursos, todos apresentam carga horária complementar com direito a certificado, e é de graça, os cursos, são simples, apresentam videos, links relacionaos, apostilas entre outros, é interessante para quem estar iniciando no turismo, ou quem tem interesse em se qualificar para cargos de base no turismo.





sábado, 26 de junho de 2010

SOUTH AFRICA, ESTA EM TODOS OS NOTICIÁRIOS, DEVIDO A COPA QUE ESTA SE REALIZANDO LÁ, NADA MAIS DO QUE FALAR UM POUCO DO TURISMO DESSE BELISSIMO LUGAR, CONHECIDO PELA POBREZA, MAS QUE TEM MUITO MAIS QUE ISSO.


A África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país situado no extremo sul da África, com 2.798 quilômetros de litoral sobre os oceanos Atlântico e Índico. O país divide suas fronteiras com a Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano

África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país.O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa. A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades europeias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de US$ 1,25 por dia.

10 RAZÕES PARA VISITAR A AFRICA SO SUL

1- Acessível; Nos dias de hoje, quem não gostaria de um feriado acessível, Na Africa do Sul você pode ter o luxo de gastar, comprar entre outras coisas interessantes.


2- Beleza Natural; As paisagens da Africa do Sul são legendárias, As montanhas que são os olhos de deus, suas florestas, costas e desertos são um banquete aos nossos espiritos.


3- Acessível a todos do mundo; É fácil encontrar locais confortáveis a preços acessíveis e ter tudo conectado.


4 - Aventura - A africa do Sul é a capital da aventura no mundo, com mais de 130 maneiras diferentes de se aventurar.


5- Bom Tempo - No verão da Afria do Sul, o Tempo convida-nos a diversão do lado de fora, além de propocionar-nos mais de 3.000 km de costa.

6 - Nação Arco-íris: Uma nação diversa, com muitas culturas e imigrantes de todas as partes do mundo, além de pessoas amigáveis e 11 diferentes linguas-oficiais no país.

7 - Experiências Diversas: Conhecer a cultura, se aventurar, conhcere os animais selvagens, além de estar num mundo moderno, tudo isso num só lugar.


8 - Animais Selvagens: os 5 grande animais fazem a fama, afinal assisti-los de pertinho da até um frio na barriga, mas existe além deles, como pinguins, passaros, cahorros selvagens, é inesquecivel.

9- Luta pela Liberdade: O país que ficou conhecido pela sua luta, o Apharteid, a filosofia de Nelson Mandela, tudo isso vale a pena conhecer.

10 - Turismo Responsável: País exemplo para criação de áreas protegidas, contribuição para a área de conservação, uso de coisas reciclaveis e o verde, nada melhor que visita-lo e conhecer sua forma, para levarmos ao mundo todo.

Adaptação do site em inglês: http://www.southafrica.net/sat/content/en/za/top-10-reasons-to-visit


10 atrações na Africa do Sul.

1- Cidade do Cabo e da Península do Cabo até Cape Point,
são famosas pela beleza cênica, as praias de celebridades; Table Mountain, observação de baleias; lojas de classe mundial, vida nocturna, comida e vinho, e uma atmosfera descontraída.

2- O Winelands
Descubra as alegrias de vinhos premiados SA e da culinária ao longo de uma das rotas do vinho bonito do Cabo, levando-o através de vales verdejantes e cidades históricas.

3- Garden Route
Conhecido como Eden África do Sul, a famosa Garden Route atravessa uma área rica em beleza natural e charme, atraindo aventureiros e entusiastas ao ar livre.

4- Joanesburgo
pulsação pulsante da África do Sul Africano é sentida na "Cidade do Ouro", com sua infinitas possibilidades de compras, entretenimento tours, liberdade e comer fora.

5 - Kruger National Park
Este parque de renome mundial de cerca de 2 milhões de hectares, possui 16 ecossistemas. safári Big Five Spot em uma unidade de jogo 4x4 ou a pé.

6- Durban praia
Para aqueles com o sol e diversão em suas mentes, SA da cidade do sol tem algo para toda a família - praias, surf e um parque marinho

7- Robben Island
prisioneiro mais famoso da ilha, Nelson Mandela, fez deste instituto de brutalidade em um símbolo do triunfo do espírito humano sobre uma enorme dificuldade

8 - Soweto
município maior e mais famoso da África do Sul era um viveiro de atividade anti-apartheid. Visite sites Luta Livre e comer em um restaurante ou shebeen município.

9- Blyde River Canyon Nature Reserve
O mais famoso para a janela de Deus, o esplendor panorâmico do Blyde River Canyon torna ideal para os discos e trilhas cênicas

10- Wild Coast
Acidentada e agreste, a Wild Coast oferece praias desertas, os golfinhos, a cavalo e trilhas, aconchegantes hotéis, golfe, jogos de azar, a história mística, o património e os Xhosa Hole-in-the-Wall.

JOHANNESBURG - A CAPITAL DA AFRICA DO SUL

Jozi, ou Egoli Jo'burg para os seus amigos, a cidade anfitriã da Cimeira de Joanesburgo é a cidade mais cosmopolita da África - o único lugar na África do Sul, onde irá ouvir todas as 11 línguas oficiais, enquanto esfregando os ombros com as comunidades residentes de todo o mundo. Um caldeirão vibrante da humanidade, em Joanesburgo tem tudo isso e muito mais.

Gauteng, a província mais populosa menor ainda, é o centro comercial da África do Sul - e em seu coração é de Joanesburgo, cidade mais rica da África. Os fãs de futebol encontrarão uma rica seleção de atrações e atividades com wining soberba e restaurantes, campos de golfe, e, de dia ou de noite, você encontrará sempre uma festa em Jozi.

mostram maiores do mundo do futebol vai começar em Soweto, o maciço, município adjacente à vibrante Joanesburgo.

Home estádio de Soccer City, o distrito tem sido louco por futebol desde os primeiros dias e é certamente o núcleo da 2010 FIFA World Cup ™. Embora seja imperativo para visitar os restaurantes e tabernas de Soweto, que também é uma boa idéia para ter o tempo para visitar locais históricos importantes, como a Casa Museu Mandela, Hector Pieterson Museum e, claro, o lendário Vilakazi Street. Esta rua já foi a casa não um mas dois Prêmios Nobel da Paz - Arcebispo Desmond Tutu e Nelson Mandela.

Quando você teve sua suficiência de jive município, então cabeça para o campo. Não muito longe das luzes brilhantes reside o Berço da Humanidade, no Vale Sterkfontein - a Património Mundial da UNESCO e uma das mais importantes do mundo encontra paleontológico. Ao lado você pode manchar caça selvagem no Lion Park e Rhino.


NÃO PERCAM AS REPORTAGENS ESPECIAIS SOBRE A COPA 2010, A PROXIMA SERÁ SOBRE O CAMPEÃO DA COPA DE 2010... AFINAL A UNIÃO DE FUTEBOL E TURISMO, DA DIVERSÃO...

FALTA DE RESPEITO

No dia 05 de março de 2010 o Senador Mário Couto" disse com relação a governadora Ana Júlia Carepa que "Se esse país fosse sério, a Ana Júlia Carepa estaria na cadeia", bom, eu não criei esse blog com fins políticos, e continuarei seguindo a risca, mas algumas coisas necessitam ser comentadas, porque infelizmente a política é um problema nesse país, então será a 1° e última vez que usarei esse espaço para esse fim.

Falar que o Governo Ana Júlia foi um bom governo, eu estaria contradizendo os meus principios, mas vamos ser sinceros, cada macaco no seu galho. Nos últimos 12 anos de governo, o índice de morte na Santa Casa foi humanamente maior, 19 pessoas morreram no massacre de Eldorado do Carajás, isso sem falar na "Sensação de Insegurança", enfim, se tinha que ser alguém preso, são os ex-governadores Almir Gabriel e Simão Jatene.

Acho que cada um tem o direito de escolher quem considera a melhor opção para governar o estado, mas usar de elementos decepriativos contra o concorrente, é realmente uma falta de respeito tremendo, espero que esse tipo de coisa seja punida pela população, porque pessoas como essas com certeza não merecem o nosso voto de novo.

Não vamos agora comparar um governo de 12 anos totalmente falido, com obras faraonicas, mas que pra população não houve nada de concreto, se hoje a violência tah, como esta a culpa não é da polícia e sim de falta de políticas públicas concistentes para a familia. Claro não to dizendo que o "bolsa-esmola" vai funcionar para acabr com a violência, mas com certeza se ela for retirada, também não, enfim, o Brasil esta se desenvolvendo, o Pará por consequencia também, claro não graças aos politicos, tanto do PSDB como o do PT, mas enfim, se essa é uma maneira de ganhar uma eleição, imagine como será a maneira de governar ao Brasil...

E no Turismo não é diferente, uma Prefeitura que da irrisórios 30 mil reais por ano, com certeza não é digno de continuar, da mesma forma que um estado que coloca um médico que passa 12 anos e não faz nada pelo turismo no estado, também não merece, o Turismo precisa ser valorizada, e isso com certeza nosso voto irá ajudar, So.

Gostaria que as pessoas pensassem um pouco, em quem vale a pena e quem não vale...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

QUADRO MEGACIDADE DO FANTASTICO - PARTE II

O Fantátistico vem divulgando a beleza das megacidade através desse quadro no programa, conheceremos aqui as quatro útimas cidades que foram mostradas no quadro, escolha a sua para conhecer.

SÃO PAULO

                “Para mim, como escritor, como novelista, São Paulo é inesgotável. Você tem o árabe, você tem o judeu, você tem o japonês, você tem o chinês, você tem o coreano, não só na comida, mas a cultura de todos eles está ali”, elogia Silvio de Abreu.
                Silvio de Abreu - um dos novelistas que melhor usa São Paulo como inspiração para o que escreve - traduz bem essa mistura que faz de São Paulo uma megacidade.
               Michelle é novata na cidade. A americana chegou de Nova York há apenas três meses, mas já se sente em casa. Para ela, assim como Nova York, São Paulo é uma cidade que nunca dorme. A noite parece até mais animada que o dia.
               “O centro velho e o centro novo têm a melhor rede de infraestrutura da cidade. Têm 13 estações de metrô, um luxo em uma cidade que quase não tem. Hoje tem capacidade de absorver muito mais gente do que está lá hoje morando.Uma pessoa tendo que morar em uma periferia distante da cidade, e ela pagaria basicamente a mesma coisa para morar por mês, para morar no barraco de favela lá na Favela do Socorro, na Zona Sul, do que um apartamento no centro novo de São Paulo, pequeno”, avalia.



NOVA YORK

     “É uma relação que tem um pouco de tudo. É tipo da sua amante. Você adora passar um tempo com ela, quando você está com ela você está se divertindo, mas aí você se dá conta de que você não quer viver com ela o tempo todo porque ela é boa para certas coisas, mas para outras ela é meio problemática. Nova York é a mesma coisa”, explica a jornalista Fernanda Santos.

     Já reparou como Nova York está presente no nosso cotidiano? No noticiário, nas referências culturais, nas lembranças de quem já a visitou, nos sonhos de quem quer conhecê-la um dia. Tanto que a gente se esquece de pensar nela como uma megacidade de 19 milhões de habitantes.

    A estação de metrô da Broadway com a Rua 42 é talvez a mais iluminada de toda a cidade, mas ela é tão importante quanto as outras 450 estações para fazer a cidade circular. São mais de seis mil vagões que transportam, em um dia de semana, mais de cinco milhões de pessoas.
 
 
CAIRO


     Um dos maiores monumentos da história, um orgulho mundial, são as pirâmides. E bem na frente, a cidade avança.
      Bem ao lado de Manshiet Nasser, fica o Mosteiro de São Simão, um templo cristão, mas não como os católicos que conhecemos. No Egito, o cristianismo é copta. Além do impressionante espaço de orações cavado na pedra, o mosteiro tem sete pequenas igrejas espalhadas. É nesse local que Hanny e a comunidade zabaleen vêm procurar um conforto espiritual para equilibrar sua dura rotina.
     O Cairo é assim”, resume o escritor Sonallah Ibrahim. “Por todo lado, você se depara com algo que remete à cultura e história. Nessa cidade complicada, às vezes, eu tenho a impressão de estar em uma garrafa enorme cheia de gente, um lugar quase impossível de viver. Mas ao mesmo tempo nunca me imaginaria em outro lugar”.



TOKIO

     Não é à toa que vários filmes de ficção científica já vieram buscar inspiração nas ruas movimentadas de Tóquio. As calçadas estão sempre lotadas de gente e quanto mais olhar para cima, maior a desorientação por causa de tantas luzes, anúncios, letreiros e outdoors.


     Mas será que toda megacidade precisa crescer de maneira frenética e desordenada? Talvez não. Em Tóquio, nós encontramos um bairro que luta para andar exatamente na direção contrária: Shimokitazawa. Parece até um vilarejo japonês: as ruas são pequenas. A maioria das construções são antigas e os comerciantes estão por lá há décadas. Os trens que cortam o bairro são as únicas presenças mais urbanas, mas nada que perturbe o ritmo tranquilo de Shimokitazawa.

    “Nós gostamos dessas vizinhanças aconchegantes. Brincamos que Tóquio é como uma pizza de salame. Os bairros mais charmosos estão espalhados, e não concentrados num só lugar como em outras cidades do mundo”, conta o arquiteto Masami Kobayashi

     Todo esse respeito, até porque pode ser que a pessoa ao seu lado no metrô talvez esteja concentrada em uma leitura alternativa. Para ler um dos romances mais comentados em Tóquio recentemente, tudo que você precisava era de um telefone celular. E o autor é Keipu Endo. Por que ele resolveu escrever nesse formato, e não em um livro tradicional?

    As pessoas passam tempo demais no transporte, muita gente usa o telefone para surfar na internet. Como hoje no Japão os jovens quase já não compram livros, os autores tiveram de se adaptar. E assim surgiu essa moda de publicar e ler romances pelo celular”, diz o escritor Keipu Endo.







V SALÃO DE TURISMO - ROTEIROS DO BRASIL

No período de 26 a 30 maio, foi realizado no Parque Anhembi em São Paulo, o V Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, um dos eventos de turismo mais importantes do Brasil, o evento foi dividido na Feira de Roteiros com a representação dos 27 estados da federação, Area de comercialização, Nucleo do Conhecimento, com palestras interessantes sobre o setor, area da Agricultura Familiar, área dos talentos do Moda do Brasil, área de artesanato, o espaço saber fazer onde aprender a fazer o artesanato estava lá.


O evento foi muito proveitoso para todos que participaram e exporam, pois foi uma troca de experiência inesquecível, na Feira de Roteiros nós poderiamos conhecer todo o Brasil, os 27 estados da federação, muitos stands distribuiram brindes para atrair o publico, destacando os estados do Maranhão que distribui um dado que muda de forma, o famoso guaraná Jesus e um boi, além disso o stand do Espirito Santo, exitiam uma fila enorme para pegar a sacola com um mouse pad, mas outros estados como Minas Gerais e os estados do Sul sempre estava lotados, porque sempre tinham materiais a distribuir, além de uma prova de sua culinária. Alguns estados se uniram e fizeram stands na área de comercialização, claro, estes chamaram muito atenção.
Na área de comercialização as operadoras de avião foram os sucesso, distribuindo passagens através de roletas, ou brincadeiras, essa área estava sempre lotada, com filas enormes, outra sensação foi a pista de gelo de uma cidade do interior de São Paulo e a área de aventura da cidade de Socorro.
Na área institucional os stands do Ministério do Turismo nos ajudou a conhecer mais sobre os projetos do ministério, como o Vai Brasil, Instituto Marca Brasil, Caravana Brasil, Cadastatur, Bem receber Copa, Copa 2014, entre outros.
No Nucleo do conhecimentos tiveram muitas palestras e mesas-redondas que ajudaram-nos ao nosso conhecimento da área, mesas como sobre o turismo GLBT, ou sobre os Geoparks (uma nova forma de turismo), além de muitos casos de sucessos pelo Brasil.
Na área do artesanato era um show a parte, artesanarto dos 27 estados, é interessante conhecer um pouco mais a cultura das regiões do Brasil e aproveitar e aprender a fazer alguns desses artesanatos, e ainda mais a agricultura familiar tinha muitas coisas interessantes.
Além de tudo isso, o espaço de gastronomia é um local onde podia se alimentar com comidas típicas de todo país e as manifestações artisticas fizeram a festa do Salão de turismo.
Ir ao Salão de turismo é uma experiência inesquecível, como voluntário então, me trouxe uma experiência que vou levar pelo resto da vida.