sexta-feira, 22 de abril de 2011

Porto Alegre lança Guia de Línguas para profissionais de turismo

Primeira cidade-sede da Copa 2014 a instalar seu Comitê Organizador Local para a gestão dos temas ligados ao mundial, Porto Alegre lançou nesta terça-feira mais uma iniciativa sem similar, desta vez nas áreas de qualificação e capacitação profissional. Trata-se da série Guias Básicos de Línguas, destinada a ajudar profissionais de diferentes segmentos relacionados ao receptivo da cidade a se comunicarem com turistas estrangeiros. O lançamento teve a presença do prefeito José Fortunati, do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, do presidente da ABIH-RS, Reinaldo Ritter e de várias lideranças do setor.

Desenvolvido há mais de um ano pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a ABIH-RS, o projeto resultou em uma série de livretos de bolso temáticos para as áreas de Hotelaria, Gastronomia, Transporte, Compras e Aeroporto, segmentos identificados em pesquisa como os que o turista mais têm contato durante sua permanência num destino. Para cada um dos cinco temas foram produzidos livretos em português/inglês e português/espanhol, totalizando dez edições diferentes com uma tiragem inicial de 50 mil exemplares. Os guias ficarão disponíveis para apoiar cursos de capacitação em línguas desenvolvidos por entidades e empresas vinculadas ao trade turístico da cidade, muitas das quais integrantes da Câmara Temática Turismo e Hotelaria Copa 2014.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a série poderá ser reeditada para abranger outras atividades vinculadas ao turismo na cidade. “A questão de línguas estrangeiras é uma das áreas mais importantes que as cidades precisam trabalhar está na pauta do Brasil inteiro, especialmente em função da Copa do Mundo”, frisa Moraes, destacando que a qualificação dos trabalhadores dos vários segmentos do turismo é um ativo que fica para as cidades.

Para o prefeito, a iniciativa irá fomentar ainda as potencialidades turísticas da capital gaúcha. “Temos que mostrar que Porto Alegre pode oferecer muito para o turista, gerando mais emprego e renda”.

FONTE: JORNAL DE TURISMO

Eventos em São Paulo têm previsão recorde para 2011

A capital latinoamericana dos eventos segue sua trajetória de expansão. Nos quatro primeiros meses de 2011 já foram cadastrados, na agenda do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), 1.075 eventos a serem realizados até o fim do ano. Este número já representa 61,7 % do total de 1.741 de 2010, que contribuíram para a metrópole receber 11,7 milhões de visitantes e R$ 9,6 bilhões em receita, segundo dados da SPTuris.

"Com este início de ano promissor, podemos acreditar que teremos 10% a mais de eventos na cidade", comenta Toni Sando, diretor superintendente do SPCVB. O grande destaque são encontros e congressos na área de saúde, como o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (20 a 23/04), no Centro de Convenções do Sheraton São Paulo WTC Hotel; Jornada Paulista de Radiologia (28/04 a 1º/05), no Transamérica Expo Center; Hospitalar (24 a 27/05), no Expo Center Norte; 14º Congresso da Abeso (25 a 28/05), no Centro de Convenções Frei Caneca; Jornada Paulista de Cirurgia Plástica (01/06 a 04/06) no Grand Hyatt São Paulo; Ganepão (15 a 18/06), no Centro Fecomércio de Eventos e Jornada de Enfermagem e Cardiologia, da Socesp (23 a 25/06), também no Transamérica Expo Center.

FONTE: Jornal do Turismo

Riotur divulga estimativa de impacto econômico do Rock In Rio 2011

Estudo realizado pela Riotur estima que o “Rock In Rio 2011” terá um impacto econômico de cerca de US$ 376.516.790 na cidade do Rio de Janeiro. O levantamento sobre a volta do maior evento do Brasil e um dos maiores do mundo levou em consideração que o festival deve atrair 600 mil expectadores, sendo 294 mil turistas, durante todos os dias de apresentações. A taxa de ocupação hoteleira na cidade ficará entre 88% e 92 %.

A análise considerou ainda os valores dos ingressos, R$ 190,00 inteira e R$ 95,00, meia, ficando a previsão de distribuição das vendas em 55% inteiras e 45%, meias, gerando uma renda de US$ 54.537.037na bilheteria. Do total de público esperado para o evento, 51%, ou 306 mil pessoas, seriam cariocas e moradores da região metropolitana do Rio. Dos turistas, 16% ou 96 mil pagantes viriam do exterior e 33%, ou 198 mil expectadores, de outros estados brasileiros, um total de 294 mil turistas.

O estudo prevê ainda que os gastos dos turistas na cidade, não incluindo a compra de ingresso do evento e transporte até a Cidade do Rock, seja de US$ 217.560.000. A estimativa de gastos com alimentação e produtos na Cidade do Rock é de US$ 18 milhões. As apresentações no “Rock In Rio 2011” acontecem nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro.

“O Rock in Rio projeta de forma totalmente positiva a marca do Rio e traz desenvolvimento econômico para a cidade. Estamos num momento bastante favorável. E o Rock In Rio é mais um evento de grande porte, assim como os shows do Paul MacCartney, que traz visibilidade para o Rio de Janeiro, além de ter um impacto econômico importante para a cidade. São dois grandes eventos que a cidade e o Brasil esperavam há muito tempo e conseguimos trazer. Só temos o que comemorar”, explica o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

CRESCE o número de turistas estrangeiros no Brasil

O Brasil recebeu 5,16 milhões de turistas estrangeiros em 2010 – um aumento de 7,8% em relação a 2009, quando 4,8 milhões de estrangeiros vieram ao país. O número representa 360 mil visitantes a mais nos destinos turísticos brasileiros no ano passado. Mais de um quarto dos visitantes, em torno de 27%, são turistas de negócios.

 

Países da América do Sul foram os que mais contribuíram para esse resultado. Entre eles, a Argentina, principal emissor internacional, aumentou sua participação de 1,2 milhão de turistas, em 2009, para 1,4 milhão, em 2010. Uruguai e Chile passaram a ocupar a 4ª e 6ª posições no ranking de países emissores, respectivamente. Em 2009, eram o 6º e o 11º. O Paraguai aumentou, entre 2009 e 2010, 7,7% - passou de cerca de 180 mil para mais de 194 mil visitantes.

 

Os turistas norte-americanos também estão visitando mais o Brasil. Em 2010, houve aumento 6,25%, subindo de 604 mil, em 2009, para 641,3 mil no ano passado.

 

Os principais portões de entrada continuam sendo São Paulo – principal destino de negócios do país, com 2 milhões de chegadas em 2010 – seguido do Rio de Janeiro, principal destino de lazer, com 983 mil. O ranking segue com o Paraná (725 mil) e Rio Grande do Sul (654 mil), cujo acesso predominante é por via terrestre, devido à proximidade com os países do Mercosul.

 

Fonte: Brasilturis

sexta-feira, 1 de abril de 2011

São Paulo e Nova York fecham acordo inédito para aumentar turismo bilateral

NYC & Company e São Paulo Turismo – respectivamente responsáveis pelo marketing e promoção de turismo das cidades de Nova York e São Paulo – fecharam hoje (29/3) acordo inédito de promoção mútua para aumentar o tráfego de turistas entre os dois destinos em 2011.

A parceria histórica também conta com a participação da American Airlines, que oferecerá passagens a preços especiais por US$ 1.099 no trecho entre as duas cidades. Com isso, o número de turistas deve crescer tanto em Nova York quanto em São Paulo.

A partir de quarta-feira (30/3) já estarão disponíveis as primeiras tarifas especiais aos interessados em viajar no trecho NYC/SP-SP/NYC. Além disso, serão divulgadas informações sobre o que fazer nas cidades, itinerários, circuito cultural e de compras – que ficarão no ar até 8 de abril de 2011.

Números de turistas

Somente em 2010, o Brasil enviou 423 mil turistas a Nova York, novo recorde que o colocou entre os sete maiores mercados emissores internacionais e como o maior da América do Sul.

Já no fluxo contrário, o Estados Unidos é o primeiro país emissores de turistas para a capital paulista. Em 2009, foram 347.028 visitantes. E quando trata-se de Brasil, os EUA é o segundo maior emissor, atrás apenas da Argentina, com 603.000 visitantes. Portanto, pouco mais de 50% do fluxo dos EUA vem para o Brasil via ou para São Paulo.

Para saber mais sobre o acordo, acesse os hotsites em:



Isso é necessário, não vai colaborar como o aumento do turista só em São Paulo, mas em todo o Brasil. Parabéns a São Paulo Turismo e New York Company. Uma Iniciativa que merece efeitos multiplicadores

E para comemorar a boa Noticia o Blog Turismo Voando Alto traz pela primeira vez a Noticia em Português e Inglês, tambem em homenagem ao grande número de americanos que visitam o nosso blog;

Confira Abaixo:

São Paulo and New York City share many passions. With magnificent museums, hot restaurants, vast public parks, legendary shopping and rich gay culture, these two world-class destinations make for the perfect vacation.

Now, with great airfares* between these two great cities from American Airlines, there’s never been a better time to go.

São Paulo must-sees include its legendary nightlife, cultural institutions, restaurants, majestic parks and more. Discover it all at fly.cityofsaopaulo.com.

Highlights in New York City include new restaurant and hotel openings, cultural attractions and more.

Don’t wait—these American Airlines special fares are for a limited time only. Plan your perfect vacation to São Paulo or New York City today.



Congratulations for both cities, this is so important for tourism in both countries. We hope that everyone give right in this accord.

Parabéns para ambas as cidades, isso é muito importante para o turismo nos dois paises, esperamos que dê tudo certo nesse acordo.



FONTE: SÃO PAULO TURISMO
NEW YORK COMPANY