segunda-feira, 21 de março de 2011

Profissional Bom de Copa (FBHA) é lançado no Rio

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) promoveu o lançamento do Profissional Bom de Copa no Rio de Janeiro, em evento com cerca de cem convidados. O ato foi organizado com apoio do SindRio, que será o coordenador da versão carioca do programa. A partir de abril, 1200 funcionários de bares e restaurantes receberão capacitação específica para oferecer o melhor atendimento ao turista.

“Estamos lançando o Bom de Copa em todas as 12 cidades-sede da Copa. É um projeto ambicioso e queremos envolver toda a cadeia do turismo”, comentou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. “O Rio tem um desafio de fazer com que centenas de atletas sejam bem atendidos, já a partir dos Jogos Mundiais Militares, em julho. E temos que preparar quem está na linha de frente do atendimento”, afirmou Pedro de Lamare, presidente do SindRio.

O lançamento foi prestigiado por personalidades importantes do trade. “O Rio conquistou o direito de receber os megaeventos. Temos que ter uma mão de obra que faça a diferença”, disse Nilo Sérgio Félix, subsecretário estadual de Eventos e Esportes. “Não podemos esquecer que, além das competições, teremos a Rio+20 no ano que vem, avaliando os resultados da Eco 92”, lembrou Maurício Lobo, vice-secretário estadual de Turismo. José Carlos Sá, que representou a secretaria municipal de Turismo, citou o carnaval, com mais de 1 milhão de visitantes, como exemplo do potencial da cidade. Anna Maria Torres, presidente da Abrasel-RJ, ressaltou que o atendimento no Brasil “tem calor humano, mas muitas vezes não se tem conhecimento sobre o requinte necessário. O Bom de Copa vem para sanar essa carência”.

Os cursos do Bom de Copa são gratuitos e direcionados a garçons, atendentes, caixas e gerentes, que receberão 120 horas de capacitação. Os cursos serão semipresenciais, com três encontros durante a capacitação. As aulas seguirão a metodologia do ensino a distância, permitindo que o próprio aluno monte o cronograma de estudo de acordo com seu turno de trabalho. Além de conhecimento específico de cada função, o conteúdo do curso inclui noções de turismo, comunicação, apresentação visual e inclusão digital. O site www.bomdecopa.com.br funciona como plataforma principal para a aprendizagem. O aluno tem acesso a textos, fóruns de discussão, áudios e vídeos adaptados à sua realidade.

Os próprios estabelecimentos farão a inscrição dos funcionários pelo site, reforçando o compromisso entre empresários e colaboradores. Equipes do Bom de Copa também entrarão em contato com os principais bares e restaurantes da cidade, apresentando o programa para alunos em potencial.

Eu concordo com iniciativas dessas, mas acho que ela não deveriam ser somente feitas em cidades que serão sub-sede de 2014, as outras capitais ou cidades turisticas tambem deveriam estar incluídas em iniciativas como essas. Esses treinamento somente em cidades sub-sedes é como se estivessem punindo as outras cidades, que de fato mesmo não sendo sub-sede serão cidades em potencial a receber turistas durante e depois da Copa. Concordo que essas iniciativas devam continuar, mas que elas sejam expandidas para todo o Brasil.

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