RIO - A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, estimou na tarde desta segunda-feira, 22, que a taxa de ocupação dos voos na segunda quinzena de dezembro será de entre 90% a 95%. 'É diferente de outras épocas em que se a pessoa perde o voo, consegue-se realocar. Neste período, a taxa de ocupação vai para o máximo e quase não sobra espaço. Isso gera problemas porque os voos saem praticamente cheios' disse em coletiva no Rio, após se reunir com representantes das companhias aéreas e órgãos do governo.

Entre as medidas anunciadas está a proibição de overbooking (venda de passagens além da capacidade das aeronaves). Solange afirmou que as empresas que praticarem overbooking poderão ser punidas com restrição a autorização de novos voos e fretamentos. 'Pode-se congelar autorizações de voo e não permitir fretamentos', disse. Segundo ela, se verificado overbooking, a agência decidirá qual destas medidas será tomada. Ela disse que também há a possibilidade de multa para esta prática, mas considera as restrições punições mais fortes.
A presidente da Anac afirmou que a fiscalização será feita por agentes da Anac nos aeroportos, e disse que o órgão regulador estará atento às reclamações dos passageiros feitas pelo telefone de atendimento.
Por Glauber Gonçalves, estadao.com.br, Atualizado: 22/11/2010 14:51
Nenhum comentário:
Postar um comentário