
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou da abertura da reunião, juntamente com gestores estaduais e municipais do segmento, além de operadores de viagens e representantes de igrejas e templos de várias partes do País. O presidente da Braztoa (Associação Brasileira de Operadores de Turismo), José Eduardo Barbosa, marcou presença no evento.
De acordo com Barretto, o encontro é mais um importante passo para o desenvolvimento desse nicho no País. “Essa interação com os gestores dos Estados e municípios com o ministério é fundamental para dar um salto de qualidade nesse grande segmento, que tem tudo para se desenvolver”, disse. O ministro destacou as ultimas ações da pasta voltadas para o turismo religioso, como as duas visitas técnicas ao Vaticano e Israel, onde o segmento é altamente desenvolvido.
Na Itália, Barretto fechou parceria com a Ópera Romana Peregrinações que vai passar a incluir destinos brasileiros nos seus roteiros. Para o ministro, a entrada do Brasil nos roteiros da Ópera Romana vai permitir a divulgação do País entre milhares de católicos ao redor do mundo e mostrá-los que Brasil é muito mais que sol, praia, futebol e carnaval.
“Entre cinco e seis milhões de católicos que fazem turismo religioso poderão agora incluir o Brasil em seus roteiros. A parceria é importante para Brasil entrar no mercado internacional do segmento”, destaca Barretto, que lembrou a importância da profissionalização do segmento para aproveitar todo o potencial.
Os números do segmento ainda são tímidos, mas atestam potencial de crescimento, segundo o secretário nacional de políticas da pasta, Carlos Silva. O numero de viagens nacionais motivadas pela fé representa 3,6% do total de viagens no País e 0,5% dos desembarques internacionais é de turistas religiosos. No encontro, o MTur apresentou o projeto Turismo Religioso: Experiências do Brasil, com um mapeamento da atividade.
Sérgio Nery, Brasília
FONTE: JORNAL DO TURISMO
FOTO: PARATUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário