domingo, 3 de janeiro de 2010

3 DE JANEIRO - ANIVERSÁRIO DE ANANINDEUA

HOJE DIA 3 DE JANEIRO DE 2010, ANANIDEUA , MUNICPIO LOZALIZADO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM COMPLETA 66 ANOS, E PARA COMEMORAR O BLOG "TURISMO: VOANDO ALTO" MOSTRARÁ UM ESPECIAL SOBRE O MUNICIPIO:


No dia 31 de dezembro de 1943, era criado o municipio de Ananindeua, sendo que o decreto foi publicado no diário oficial no dia 03 de janeiro de 1944. O municipio antes era um distrito de Santa Izabel que servia de passagem, primeiro da estrada de ferro Belém-Bragança e após a desativação da estrada, passou a ser que passou a ser a BR-316.

O municipio começa a se desenvolver após a década de 70, quando a cidade de Belém começa a "inchar", então começa-se a expansão das moradias para a cidade, sendo assim são criados vários cojuntos habitacionais no municipio, o principal deles é o "Conjunto Cidade Nova I, II, III, IV, V, VI, VII, VII e IX" e com a criação desses conjutos vieram as invasões ao redor, sendo uma delas foi considerarda a maior invasão da anérica latina durante muito tempo, a invasão do Paar (hoje conjunto Paar), por causa de seu grande numero de áreas residenciais a cidade de Ananindeua ficou conhecida como "Cidade Dormitório", pois as pessoas normalmente iam trabalhar em Belém e retornavam somente para dormir, hoje em dia, somente algumas áreas são ainda dessa maneira como o Conjunto "Júlia Seffer". A cidade continuava a crescer, devido ao inchaço de belém, então outras invasões vieram, como as Aguas Lindas, Maguari, entre outras. Também foi criado ne década de 70 o Distrito Industrial de Ananindeua o que casou mais o crescimento dessas áreas. O crescimento foi tão grande que as áreas antes isoladas passam a ser interligadas devido a proximidade. Desse modo muitos empresários de Belém viram a necessidade de existir algo a população de Ananindeua, então desenvolveu-se o setor de serviços do municipio.

Hoje o Municipio tem 500 mil habitantes, e apresenta todos os serviços necessários, alguns de maneira precária, e a cidade continua em expansão com o "BOOM" dos empreendimentos imobiliários, e com a infra-estrutura que vem sendo criado, de 12 anos pra cá.

O que poucas pessoas sabem é que o municipio de Ananideua apresenta cerca de 14 ilhas, muitas delas com potencial para o ecoturismo, abaixo você encontrará um link que mostrará essa área de Ananindeua.







as 3 primeiras fotos tiradas da internet por pesquisas do google com a seguinte palavra-chave: "ananindeua", as tres fotos em miniaturas embaixo foram tiradas do Orkut de Bruna Suellen, aluna do curso de turismo, e as fotos do link foram tiradas do dvd da prefeitura de Ananindeua.

maiores informações com relação ao turismo em Ananindeua entrar em contato com a sedect, através do telefone (91) 3073 - 1085, ou ainda pelo e-mail: sedect.pma@gmail.com.

Não perca nos dias 09, 10 e 12 especiais do aniversário de Belém que será no dia 12 de janeiro de 2009.

Um comentário: