BELÉM COMPLETA NO DIA 12 DE JANEIRO DE 2011, 395 ANOS, A CIDADE NASCEU APÓS A CHEGADA DE FRANCISCO CALDEIRA CASTELO BRANCO, NO LUGAR, ONDE HOJE É O E FORTE DO PRESÉPIO, SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ESSA BELISSIMA CIDADE METROPOLE DA AMAZÔNIA.

ONDE COMER: apresentaremos aqui algumas opções de onde comer em Belém em alguns restaurantes credenciados pela ABRASEL, todos ja testados e aprovados pela equipe moderadora do blog.

AVENIDA: Restaurante conhecido da cidade paraense com mais de 63 anos de vida, o restaurante é vencedor de prêmios como o melhor prato do Brasil Sabor de 2007, o Restaurante tem como especialidades a Cozinha Regional e Nacional e os pratos mais apreciados da casa são o Filhote a D. Pedro I, Camarão ao Grão-Pará e Filé a Leonam Cruz, o restaurante fica na Av. Nazaré entre Quintino e Generalissimo.
CAPONE: Restaurante conhecido pela comida italiana, o restaurante é muito frequentado pela população local que vai até a estação das docas provar o Risoto Pelat, o telefone de contato do telefone é (91)3212-5566.
CIA PAULISTA DE PIZZA: As pizzas feitas em forno ainda tem seu lugar em Belém, um jeito saboroso de fazer pizza que a deix crocante e diferente de todas as outras, o diferencial da casa além do atendimento com certeza é a pizza de Jambu com Camarão, apesar do moderador deste ter alergia a camarão, mas ele delicia a pizza só com o cheiro que ela provoca, a Pizzaria fica a Doca de Souza Franco proximo a Senador Lemos e seus telefones pra contato são (91) 3204 2200/ 3204 2214.
DIVINA COMIDA: O executivos se deliciam com a comida deste restaurante, Divina Comida fica proximo ao centro financeiro de Belém, na Av. Sezedelo Correa um pouqinho depois de terminar a Av. Presidente Vargas. o telefone de contato e (91) 3222 4045

ESTAÇÃO GOURMET: após uma procissão como a do círio de nazaré, nada melhor que comer num restaurante que fica a beira da procissão, esse que é um dos melhores restaurantes de Belém, fica lotado duranta o ano todo, a especialidade da casa é o Filé ao molho de Eevas, e o melhor é um preço que você pode pagar e vale a pena. o Restaurante fica na frente do Cam e do lado da Basilica na AV. Nazaré.
LÁ EM CASA: O restaurante do chef mais premiado do Pará e vencendor do melhor restaurante de Belém desde 1984, pelo Guia 4 rodas, esse é o melhor local para apreciar a comida Regional em Belém principalmente o Corridinho de Peixe, especialidade da casa, provar os sabores do Lá em Casa, é realmente sentir-se em casa... o restaurante fica em dois locais na Estação das Docas e na Av. Senador Lemos.
LA MADRE: Provar o melhor da cozinha conteporânea em Belém, não há lugar melhor, o restaurante é especialista nesse ponto, além de grelhados e crepes, quem não quer os pratos mais concorridos como Filhote ao Molho de Maracujá e Prime Rib com Risoto Biro-Biro, o Restaurante fica na Tv. Rui Barbosa o telefone (91) 3242 - 8188.
MANJAR DAS GARÇAS: Comer e ter um vista deslumbrante proximo ao rio Guamá o Restaurante Manjar das Garças é uma ótima opção, dentro de um dos mais importantes pontos turisticos de Belém o Manjar costuma misturar a comida conteporânea com toques regionais como o Filhote Grelhado com Crosta de Amendoas e Risoto de Jambu, o restaurante fica na Praça do Arsenal dentro do Magar das Garças, na cidade velha, o telefone (91) 3242 - 1056.
MILLEO LANCHES: Sempre depois daquela farra á noite da uma fome, principalmente se antes não foi reforçado, então que tal experimentar os lanches diferentes do Milleo Lanches, como Camarão no Pão Árabe, ou outros ingredientes como queijo de bufalo, e claro o tradicionais tem um gostinho especial na casa, além disso os sucos são ótimos, a recomendação deste blog é o suco de Morango com Cupuaçu, o Milleo Lanches fica na R. Diogo Moia pertinho da Doca, tendo como referência o Boulevard Shopping Belém, o telefone (91) 3222 8381 3230 1446.
POINT DO AÇAI: esse é o melhor local para tomar açaí do jeito que você quiser, com charque, com camarão, com peixe, com calabresa, enfim uma grande diversidades de alimento a ser tomados com açaí, o restaurante fica na Estação das Docas no 2° piso do Galpão 2, telefone (91) 3212 - 2167
ROXY BAR: que tal experimentar um Filé Madonna, ou ainda um um Filhote na Chapa Paris Hilton, ou seria gostoso ainda um peixe a Jane Fonda, como acompanhamento que tal uma salada de Deborah Secco e como sobremesa uma Juliana Paes, é essa é a brincadeira do Roxy, o melhor da comida internacional com o nome de artistas, e com um sabor único, o Roxy fica na Av. Senador Lemos com Av. Almirante Wandec, então não se esqueça venha aqui e prove o Filé Sadam Husseim, o único lugar onde esse nome nao causa pânico e sim fome. telefone (91) 3224 - 4514 / 3224 4897.
ONDE FICAR: Em Belém existem muitos hotéis que irão trata-lo como se você tivesse em casa.
HISTÓRIA DE BELÉM (ÍNICIO ATÉ 1850)
A região onde a atual cidade se localiza era primitivamente ocupada pelos Tupinambás.
O estabelecimento do primitivo núcleo do município remonta ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas, à época da Dinastia Filipina, por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, quando, a 12 de janeiro de 1616, fundou o Forte do Presépio.
A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi sucessivamente denominada como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, até à atual denominação de Belém. Belém foi a primeira capital da Amazônia.
Nesse período ao lado da atividade de coleta das chamadas drogas do Sertão a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena atividade pecuária e pela pesca praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia. Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugal, Belém reconheceu a Independência do Brasil apenas a 15 de agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.
Nesse período ao lado da atividade de coleta das chamadas drogas do Sertão a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena atividade pecuária e pela pesca praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia. Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugal, Belém reconheceu a Independência do Brasil apenas a 15 de agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.
PONTOS TURISTICOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS NAQUELA ÉPOCA.

O prédio pertence a Arquidiocese, lugar que funcionava o Arcebispado e a Igreja de Santo Alexandre, o qual foi restaurado e adaptado para abrigar o museu.




As Gemas do Pará são observadas na 3ª e 4ª salas do museu, com várias amostras de gemas brutas e lapidadas entre elas, diamantes, ametistas, esmeraldas, opalas, topázios, representando pequena parte de aproximadamente 250 ocorrências de gemas existentes no Estado e, algumas peças curiosas como um tronco fóssil com 260 milhões de anos.O Museu de Gemas do Pará possui um laboratório Gemológico com os mais modernos equipamentos e atua na emissão de parecer gemológico e laudo de avaliação das jóias e bio-jóias produzidas e comercializadas no São José Liberto. As mesmas são elaboradas pelos designers autônomos e os que integram a Associação dos Ouríveres do Pará, dentre outros.O acervo de gemas foi constituído em coleta pela Secretaria Executiva de Indústria e Comércio e Mineração, doações de pesquisadores e empresas e aquisição de produtores/ garimpeiros.
CIDADE VELHA: Conhecido como Centro Histórico de Belém, o local tem como característica principal a herança arquitetônica do período Brasil Colônia. O bairro é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. O bairro nasceu com a construção do Forte do Presépio, hoje chamado Forte do Castelo, construído a mando da Coroa portuguesa, no início do século XVI. Na Cidade Velha surgiu a primeira rua de Belém, a rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé e onde se encontram bares e restaurantes antigos e simples. Outro lugar famoso do bairro é a Praça do Relógio, onde se localiza um relógio inglês levantado na década de trinta, com seus 12 metros de altura. Nela também está localizada a Catedral Metropolitana, a praça Dom Pedro II, igreja das Mercês, o prédio da prefeitura, o complexo Feliz Lusitânia e o Mangal das Garças.


FONTE: http://www.secult.pa.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário