sábado, 9 de janeiro de 2010

BELÉM - ESPECIAL 395 ANOS DE BELÉM 1

BELÉM COMPLETA NO DIA 12 DE JANEIRO DE 2011, 395 ANOS, A CIDADE NASCEU APÓS A CHEGADA DE FRANCISCO CALDEIRA CASTELO BRANCO, NO LUGAR, ONDE HOJE É O E FORTE DO PRESÉPIO, SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ESSA BELISSIMA CIDADE METROPOLE DA AMAZÔNIA.

COMO CHEGAR: pode-se chegar em Belém tanto por via terrestre, como fluvial e também pela via aréa. pela via terrestre chega-se a Belém através da rodovia BR-010 - BELÉM BRASILIA, BR-316 e ainda pela PA-150, pela via fluvial exitem diversas maneira de chegar a Belém, a principal dela é hoje no Galpão 9 da Estação das Docas, mas ainda em 2010 será inaugurado o novo Porto de Belém, pela via aerea pode-se chegar a Belém por voos diários das principais cidade do Brasil que chegam no Aeroporto Internacional Júlio Cezar.

Perspectiva do no Porto de Belém.

ONDE COMER: apresentaremos aqui algumas opções de onde comer em Belém em alguns restaurantes credenciados pela ABRASEL, todos ja testados e aprovados pela equipe moderadora do blog.

AS MULATAS: localizado no galpão 1 da estação das docas tem como especialidades a nossa comidas típicas regionais, bar, café entre outros, peça Tacacá, Pirarucu de Casaca, Unha de Carangueijo, os patos mais conhecidos da casa. O telefone de contato é (91) 3212 - 5300.
AVENIDA: Restaurante conhecido da cidade paraense com mais de 63 anos de vida, o restaurante é vencedor de prêmios como o melhor prato do Brasil Sabor de 2007, o Restaurante tem como especialidades a Cozinha Regional e Nacional e os pratos mais apreciados da casa são o Filhote a D. Pedro I, Camarão ao Grão-Pará e Filé a Leonam Cruz, o restaurante fica na Av. Nazaré entre Quintino e Generalissimo.

CAPONE: Restaurante conhecido pela comida italiana, o restaurante é muito frequentado pela população local que vai até a estação das docas provar o Risoto Pelat, o telefone de contato do telefone é (91)3212-5566.

CIA PAULISTA DE PIZZA: As pizzas feitas em forno ainda tem seu lugar em Belém, um jeito saboroso de fazer pizza que a deix crocante e diferente de todas as outras, o diferencial da casa além do atendimento com certeza é a pizza de Jambu com Camarão, apesar do moderador deste ter alergia a camarão, mas ele delicia a pizza só com o cheiro que ela provoca, a Pizzaria fica a Doca de Souza Franco proximo a Senador Lemos e seus telefones pra contato são (91) 3204 2200/ 3204 2214.

DIVINA COMIDA: O executivos se deliciam com a comida deste restaurante, Divina Comida fica proximo ao centro financeiro de Belém, na Av. Sezedelo Correa um pouqinho depois de terminar a Av. Presidente Vargas. o telefone de contato e (91) 3222 4045

DOM GUISUSEPPE: Um dos restaurantes mais premiados de Belém, o restaurante Dom Guiuseppe tem como especilidade a cozinha italiana, o restaurante hoje é um dos mais frequentados pela elite local, e apesar de ficar fora do eixo dos locais mais badalados de belém é uma boa pedida, inclusive para aqueles que querem conhecer a melhor carta de vinhos de Belém, o Restaurante fica na Av. Conselheiro Furtado em frente ao Centur. telefone (91) 4008 0001
ESTAÇÃO GOURMET: após uma procissão como a do círio de nazaré, nada melhor que comer num restaurante que fica a beira da procissão, esse que é um dos melhores restaurantes de Belém, fica lotado duranta o ano todo, a especialidade da casa é o Filé ao molho de Eevas, e o melhor é um preço que você pode pagar e vale a pena. o Restaurante fica na frente do Cam e do lado da Basilica na AV. Nazaré.

LÁ EM CASA: O restaurante do chef mais premiado do Pará e vencendor do melhor restaurante de Belém desde 1984, pelo Guia 4 rodas, esse é o melhor local para apreciar a comida Regional em Belém principalmente o Corridinho de Peixe, especialidade da casa, provar os sabores do Lá em Casa, é realmente sentir-se em casa... o restaurante fica em dois locais na Estação das Docas e na Av. Senador Lemos.

LA MADRE: Provar o melhor da cozinha conteporânea em Belém, não há lugar melhor, o restaurante é especialista nesse ponto, além de grelhados e crepes, quem não quer os pratos mais concorridos como Filhote ao Molho de Maracujá e Prime Rib com Risoto Biro-Biro, o Restaurante fica na Tv. Rui Barbosa o telefone (91) 3242 - 8188.

MANJAR DAS GARÇAS: Comer e ter um vista deslumbrante proximo ao rio Guamá o Restaurante Manjar das Garças é uma ótima opção, dentro de um dos mais importantes pontos turisticos de Belém o Manjar costuma misturar a comida conteporânea com toques regionais como o Filhote Grelhado com Crosta de Amendoas e Risoto de Jambu, o restaurante fica na Praça do Arsenal dentro do Magar das Garças, na cidade velha, o telefone (91) 3242 - 1056.

MILLEO LANCHES: Sempre depois daquela farra á noite da uma fome, principalmente se antes não foi reforçado, então que tal experimentar os lanches diferentes do Milleo Lanches, como Camarão no Pão Árabe, ou outros ingredientes como queijo de bufalo, e claro o tradicionais tem um gostinho especial na casa, além disso os sucos são ótimos, a recomendação deste blog é o suco de Morango com Cupuaçu, o Milleo Lanches fica na R. Diogo Moia pertinho da Doca, tendo como referência o Boulevard Shopping Belém, o telefone (91) 3222 8381  3230 1446.

POINT DO AÇAI: esse é o melhor local para tomar açaí do jeito que você quiser, com charque, com camarão, com peixe, com calabresa, enfim uma grande diversidades de alimento a ser tomados com açaí, o restaurante fica na Estação das Docas no 2° piso do Galpão 2, telefone (91) 3212 - 2167

ROXY BAR: que tal experimentar um Filé Madonna, ou ainda um um Filhote na Chapa Paris Hilton, ou seria gostoso ainda um peixe a Jane Fonda, como acompanhamento que tal uma salada de Deborah Secco e como sobremesa uma Juliana Paes, é essa é a brincadeira do Roxy, o melhor da comida internacional com o nome de artistas, e com um sabor único, o Roxy fica na Av. Senador Lemos com Av. Almirante Wandec, então não se esqueça venha aqui e prove o Filé Sadam Husseim, o único lugar onde esse nome nao causa pânico e sim fome. telefone (91) 3224 - 4514 / 3224 4897.

ONDE FICAR: Em Belém existem muitos hotéis que irão trata-lo como se você tivesse em casa.














HISTÓRIA DE BELÉM (ÍNICIO ATÉ 1850)

A região onde a atual cidade se localiza era primitivamente ocupada pelos Tupinambás.

O estabelecimento do primitivo núcleo do município remonta ao contexto da conquista da foz do rio Amazonas, à época da Dinastia Filipina, por forças luso-espanholas sob o comando do capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, quando, a 12 de janeiro de 1616, fundou o Forte do Presépio.
A povoação que se formou ao seu redor foi inicialmente denominada de Feliz Lusitânia. Posteriormente foi sucessivamente denominada como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará, até à atual denominação de Belém. Belém foi a primeira capital da Amazônia.
Nesse período ao lado da atividade de coleta das chamadas drogas do Sertão a economia era baseada na agricultura de subsistência, complementada por uma pequena atividade pecuária e pela pesca praticada por pequenos produtores que habitavam, principalmente, na ilha do Marajó e na ilha de Vigia. Distante dos núcleos decisórios das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil e fortemente ligada a Portugal, Belém reconheceu a Independência do Brasil apenas a 15 de agosto de 1823, quase um ano após a sua proclamação.

PONTOS TURISTICOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS NAQUELA ÉPOCA.

MUSEU DE ARTES SACRA: O Museu de Arte Sacra inaugurado em 1998, sito a Praça Dom Frei Caetano Brandão s/n, no prédio que abriga a Igreja de Santo Alexandre, que faz parte do Circuito expositivo de museus, possui 339 peças distribuídas nas seguintes classes: imaginárias, indumentárias, insígnias, artes visuais e interiores. O acervo foi adquirido através de compra e doações. O museu é responsável, através do contrato de comodato, por 89 peças pertencentes a Arquidiocese de Belém.
O prédio pertence a Arquidiocese, lugar que funcionava o Arcebispado e a Igreja de Santo Alexandre, o qual foi restaurado e adaptado para abrigar o museu.

CASA DAS ONZE JANELAS: O prédio, construído no século XVIII, funcionou primeiramente como residência de Domingos da Costa Bacelar. Em 1768 foi adquirido pelo governo do Grão Pará e adaptado por Antonio José Landi para abrigar o Hospital Real Militar. Este foi desativado em 1870. As funções militares permaneceram com uso do prédio pelo Corpo da Guarda e a Subsistência do Exército. Em 2002, sob a administração da Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará é inaugurado o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas que tem como proposta adaptar o prédio histórico para uso cultural. Além das salas expositivas, as obras integram-se ao ambiente arquitetônico e paisagístico, proporcionando ao visitante conviver, de forma harmoniosa, com visualidades diferentes: a natureza, o prédio do século XVIII e obras do século XX e XXI. O Espaço possui um acervo proveniente de várias coleções e é considerado uma referência em arte moderna e contemporânea para as regiões Norte e Nordeste.



FORTE DO PRESÉPIO: O Forte do Presépio tem sua primeira edificação datada de 1616, como fortificação militar. Desde então, passa por inúmeras reformas e finalidades, sendo transformado em museu em 2002, fazendo parte da terceira etapa do Projeto Feliz Lusitânia. Abriga, na sua área externa, vestígios arqueológicos de outras edificações passadas, como: igreja, casa de pólvora e etc. No seu interior expõe artefatos indígenas das culturas marajoara e tapajônica, como também artefatos de escavações arqueológicas, feitas no local durante a última reforma do Forte.O acervo que compõe o MFP foi formado a partir de escavações no próprio local do museu e por intermédio de doações da comunidade.

MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ:O Museu Histórico do Estado do Pará foi criado em 1983. Em 1994, passou a ocupar o Palacete Bolonha e o 4º andar do prédio do CENTUR. Com a mudança da sede do Poder Público Estadual do Palácio Lauro Sodré, o museu passou a ocupar um edifício projetado pelo arquiteto italiano Antonio Landi, em estilo neoclássico (1777). Atualmente, o Museu Histórico do Estado do Pará é mantido pela Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará.Acervo formado por doações e coleta entre diversos órgãos, como: a Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará, o Conselho de Cultura - PA, o Teatro da Paz, a Galeria Ângelus e a Galeria Theodoro Braga. Também recebeu o mobiliário e as obras de artes do Palácio Lauro Sodré, quando foi ocupado em 1994.

ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO:O Museu de Gemas do Pará integra o Sistema Integrado de Museus da Secretaria Executiva de Cultura do Pará, localizado no São José Liberto – Jóias e Artesanato do Pará. Possui em seu acervo aproximadamente 4.000 peças. O Museu é composto de cinco salas, onde a primeira sala denominada de O Homem na Amazônia tem em exposição peças arqueológicas das culturas, marajoara e tapajônica, como ponta de flechas em quartzo e os muiraquitãs, que eram considerados amuletos protetores nas atividades de caça e pesca.A sala do Histórico das gemas e do ouro no Pará mostra ocorrências de gemas no Brasil e, em alguns países da América Latina além de contar sobre a saga do ouro no Pará, exibindo alguns equipamentos antigos usados na ourivesaria artesanal e algumas amostras de ouro.
As Gemas do Pará são observadas na 3ª e 4ª salas do museu, com várias amostras de gemas brutas e lapidadas entre elas, diamantes, ametistas, esmeraldas, opalas, topázios, representando pequena parte de aproximadamente 250 ocorrências de gemas existentes no Estado e, algumas peças curiosas como um tronco fóssil com 260 milhões de anos.O Museu de Gemas do Pará possui um laboratório Gemológico com os mais modernos equipamentos e atua na emissão de parecer gemológico e laudo de avaliação das jóias e bio-jóias produzidas e comercializadas no São José Liberto. As mesmas são elaboradas pelos designers autônomos e os que integram a Associação dos Ouríveres do Pará, dentre outros.O acervo de gemas foi constituído em coleta pela Secretaria Executiva de Indústria e Comércio e Mineração, doações de pesquisadores e empresas e aquisição de produtores/ garimpeiros.

CIDADE VELHA: Conhecido como Centro Histórico de Belém, o local tem como característica principal a herança arquitetônica do período Brasil Colônia. O bairro é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. O bairro nasceu com a construção do Forte do Presépio, hoje chamado Forte do Castelo, construído a mando da Coroa portuguesa, no início do século XVI. Na Cidade Velha surgiu a primeira rua de Belém, a rua da Ladeira, que liga a Feira do Açaí ao Largo da Sé e onde se encontram bares e restaurantes antigos e simples. Outro lugar famoso do bairro é a Praça do Relógio, onde se localiza um relógio inglês levantado na década de trinta, com seus 12 metros de altura. Nela também está localizada a Catedral Metropolitana, a praça Dom Pedro II, igreja das Mercês, o prédio da prefeitura, o complexo Feliz Lusitânia e o Mangal das Garças.

VER-O-PESO: Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará, as margens da baía do Guarajá. Construído em 1625, seu nome faz jus às chamadas Casas do Ver-o-Peso, projetadas no Brasil, em 1614, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997. Hoje o Ver-o-Peso é muito famoso por sua variedade em produtos como frutas, peixes, pães, doces e verduras raras na região.

IGREJA DA SÉ: A primeira igreja de Belém foi construída provisoriamente dentro do Forte do Presépio e já era dedicada a Nossa Senhora das Graças. Poucos anos depois foi transferida para o atual Largo da Sé, numa construção precária. No século seguinte, em 1719, a Diocese do Maranhão é desmembrada a pedido de D. João V e Belém passar a sediar a recém criada Diocese do Pará, ganhando direito a honras de Sé Episcopal a sua igreja matriz.As obras da atual edificação, construída no mesmo local da primitiva igreja, tiveram início no ano de 1748. Data dessa época a planta geral da igreja e os níveis inferiores da fachada, incluindo o portal principal, de feição barroca pombalina. Após algumas interrupções, a direção das obras foi assumida em 1755 por Antônio José Landi, arquiteto italiano chegado a Belém em 1753 que deixou vasta obra na região. Landi terminou a fachada, acrescentando as duas torres e o frontão. As torres, semelhantes às da Igreja das Mercês de Belém, também projetadas por Landi, não tem paralelos no mundo luso-brasileiro e são inspiradas em modelos bolonheses, região de origem do arquiteto. O imponente frontão, ladeado por pináculos piramidais neoclássicos, tem um perfil mais barroco-rococó e contém um nicho com uma estátua de Nossa Senhora. A construção foi totalmente concluída em 1782.Em 1882, a decoração interior da igreja sofreu uma reforma radical, ordenada pelo bispo Dom Antônio de Macedo Costa, quando a catedral passou por uma grande alteração. O retábulo original, de autoria de Landi, era de caráter rococó e incorporava uma pintura de Nossa Senhora das Graças de autoria do pintor setecentista português Pedro Alexandrino de Carvalho. Tanto o retábulo como a pintura estão atualmente perdidos e são apenas conhecidos por desenhos.O atual altar principal foi criado em Roma por Luca Carimini no século XIX, enquanto que as pinturas que decoram o interior foram realizadas pelos italianos Domenico de Angelis e Giusepe Capranesi. O grande órgão, da oficina do francês Aristide Cavaillé-Coll, foi instalado em 1882, sendo o maior órgão da América Latina.A Catedral da Sé de Belém foi elevada a sede de arquidiocese em 1906.A catedral é parte importante da tradicional celebração do Círio de Nazaré, maior procissão do mundo ocidental. Após uma missa na catedral, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré parte em procissão da catedral até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, acompanhada por centenas de milhares de pessoas.Após 4 anos de restauração, a Catedral de Belém foi reaberta no dia 01 de setembro de 2009.




 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário